ARCEBISPO METROPOLITANO DE APARECIDA
Veneráveis irmãos, saudações e bençãos.
Caros irmãos que aqui leem, saúdo-vos com estas palavras. Esta arquidiocese tem consigo um grande cargo histórico para a nossa Pátria Brasileira, na qual também é de extrema importância e significância para o nosso apostolado.
Infelizmente esta casa foi esquecida e abandonada por muitos pastores que nela passaram, bispos que não deram a atenção necessária ou que não souberam cuidar com responsabilidade a esta arquidiocese. Isso entristece-me, pois, a casa da Mãe é importantíssima para a fé da igreja, e primeiro de tudo tem um grande significado para mim.
Sabemos que a mim, foi confiado a responsabilidade de administrar esta arquidiocese, e como bem aqui o faço. Tentarei dedicar-me ao máximo, porém necessito do auxílio de todos, com a mínima ajuda já nos trará esperanças para reerguer este apostolado. Peço-vos que não tenham medo, não percam a fé, creiam no Senhor, pois com ele fará história com esta arquidiocese. O caminho pode até ser difícil, à terra pode não ser boa, porem faremos um trabalho digno para a santa igreja.
Ressalto também que é de extrema importância a nossa união neste início de pastoreio. Não apenas nos trará prodígios, mas nos incentivará, para fazermos um trabalho correto e livre de qualquer escândalo ou contrariedade. Se vivermos desunidos, desanimados, com ódio ou raiva, nunca andaremos, nunca apresentaremos um trabalho digno ao Senhor. Com o meu pastoreio, pretendo trazer esta união e elevar ainda mais a imagem desta arquidiocese. Há muito a se fazer, porem sejamos pacientes e eficazes e trabalharemos com amor e com união.
Lembro-vos que é hora de sairmos dos nossos cómodos, e irmos em busca do rebanho e das vocações que tanto de dispersão por este hotel. Foquem nos trabalhos vocativos e tragam sacerdotes para a igreja, pois neles está o futuro deste apostolado. Não tenham preguiça de ir atrás, pois o teu povo necessita de pastores como nós, sejamos aqueles que tragam a esperança e levem a igreja àqueles desesperados. Por isso, suplico aos Bispos, padres e diáconos aqui situados, que acendam o ânimo e vão em busca dos cordeiros de Cristo, ajudem o vosso povo!
Por fim, peço que orem por mim e pela arquidiocese, precisaremos de orações e forças para a levantar. Sejamos um apostolado de fé, com comunhão a igreja e com todo o clero.
Agradeço ao santo padre, o papa Pio, pela oportunidade de realizar novamente este pastoreio, e garanto que farei de tudo para com esta arquidiocese. Que Cristo seja nossa força!
+ Thiago Melchior Montini
Arcebispo Metropolitano de Aparecida