LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao digníssimo filho Pedro Henrique Montini, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente.
"Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: 'Quem enviarei? Quem irá por nós?' E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me!" (Is 6, 8).
Desta sé primacial de Pedro, sentindo diariamente o sopro do Espírito Santo de Deus e reconhecendo as premências para com a Mãe Igreja, volto meu olhar às Igrejas brasileiras, que vêm crescendo exponencialmente ao longo dos últimos dias. Vê-se, portanto, a necessidade de bons pastores para que anunciem devotamente a Palavra de Cristo e divulguem Sua existência a todos os povos.
Após atender aos desígnios do Senhor, reconhece-se a necessidade de nomear para esta grei um pastor que guie essa parcela do povo régio com amor e fidelidade, seguindo fielmente ao que diz nosso Senhor.
Desta forma, após analisar detidamente os Colégios que constituem a Igreja com o auxílio da Congregação para os Bispos e intercessão de Nossa Senhora Aparecida, reconhecemos em ti, dileto filho, os recursos necessários para estar à frente deste povo que suplica ardentemente por um digno pastor.
Consequentemente, outorgado de autoridade apostólica, NOMEIO-TE, com auxílio da Virgem Maria, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Aparecida, podendo gozar de todos as faculdades reservadas a este encargo.
Por fim, caríssimo, rogo a Deus que envie seus anjos e santos para te guiarem nesta nova missão; ainda, suplico à Senhora da Conceição Aparecida que o cubra com seu manto para que arrebanhe grande número de fiéis para Cristo e te proteja nas adversidades.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos seis dias do mês de janeiro de 2022, ano da graça do Senhor.
Leo, Pp. IV
Pontifex Maximus