Amados irmãos e irmãs da Arquidiocese de Aparecida,
A paz e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vocês.
Com o coração cheio de esperança e gratidão, venho ao vosso encontro como pastor enviado por Deus para servir e caminhar ao lado de cada um de vós. Assim como Jesus, o Bom Pastor, conhece suas ovelhas e por elas dá a vida, sinto-me chamado a conhecer, amar e cuidar de cada fiel desta amada Arquidiocese. Confiando em nossos desejos de Deus, desejo que meu ministério seja sempre inspirado pelo Evangelho e guiado pelo Espírito Santo, para que possamos juntos construir um caminho de fé, caridade e unidade.
Em nossa jornada, registramos as palavras de São Paulo aos Colossenses: “Revesti-vos de misericórdia, humildade, humildade, mansidão e paciência” (Colossenses 3,12). Este é o coração de uma verdadeira comunidade cristã e o fundamento de uma vida em comunhão. Somente no amor de Cristo seremos capazes de construir uma Igreja viva, onde cada um se sinta reunido, amparado e valorizado.
Como o salmista, também digo: “Confia teus cuidados ao Senhor, e ele te sustentará” (Salmo 55,23). Confie esta nova missão aos cuidados de Deus e peço a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil, para que nos inspire e guie. Que ela, Senhora de todos os brasileiros, nos ajude a ouvir e responda ao chamado de Deus com fidelidade e coragem.
Minha primeira intenção é conhecer profundamente as necessidades e os dons de nossa Arquidiocese. Em cada paróquia, em cada comunidade, quero ouvir e aprender. Desejo que seja um sinal da presença amorosa de Cristo entre nós, acessível a todos, especialmente aos mais necessitados. Em união com o Papa Romano, registre que "o pastor deve ter o cheiro das ovelhas" e se fará o próximo de sua fidelidade.
Diante de tantas realidades e desafios que enfrentamos, convido todos a renovarem seu compromisso com Cristo e com a Igreja. Cada família, cada jovem, cada criança e cada idoso são preciosos aos olhos de Deus e necessários à edificação de nossa fé comunitária. Sigamos firmes, olhando para Jesus, que nos chama e nos envia em missão: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mateus 28,19).
A todos, assegure minhas orações diárias e minha dedicação integral à nossa caminhada em Cristo. Que esta nova etapa seja fecunda e que juntos possamos levar o Evangelho a cada canto de nossa Arquidiocese. Invoco sobre cada um de vós a vitória de Deus, para que a paz e a alegria de Cristo Ressuscitado iluminem seus lares e fortaleçam sua fé.
Em comunhão e com profundo amor por cada um,
† Dom Thiago Maria Montini
Arcebispo Metropolitano