SIXTUS, EPISCOPUS,
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao venerável irmão, o Eminentíssimo Cardeal Philippe Mathaus, até agora em digna missão ao serviço da Santa Sé, eleito Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Aparecida, saúde e Bênção Apostólica.
Considerando atentamente as necessidades espirituais do rebanho confiado ao pastoreio da Santa Igreja em Aparecida e ouvindo o parecer de veneráveis irmãos no Episcopado, impelidos pela luz do Espírito Santo e pelo bem do Povo de Deus, elevamos a mente ao Altíssimo e ponderamos com diligência os méritos e virtudes do homem que melhor possa conduzir esta porção do rebanho de Cristo.
Tendo, pois, diante dos olhos a solicitude pastoral com que deves guiar os fiéis a ti confiados, e considerando tua comprovada fidelidade à Cátedra de Pedro, tua piedade manifesta e tua doutrina segura, bem como o zelo apostólico demonstrado ao longo dos anos em teu ministério episcopal, julgamos que és dotado das qualidades necessárias para assumir esta missão de tão grande importância.
Assim, pela plenitude da autoridade Apostólica, te constituímos e declaramos Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Aparecida, com todos os direitos, deveres e honras inerentes a este Ofício, exortando-te a reger com prudência, justiça e caridade o Povo de Deus confiado à tua solicitude pastoral.
Lembra-te das palavras do Divino Mestre: "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21, 17), e do que escreveu o Apóstolo Pedro: "Apascentai o rebanho de Deus que vos é confiado, velando por ele, não por força, mas espontaneamente, como Deus quer" (1Pd 5, 2). Confiamos-te, portanto, à proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha e Padroeira do Brasil, cuja intercessão maternal será sustento e luz em tua missão.
Determino que esta nossa Carta seja devidamente assinada e selada, e que sua promulgação se faça conforme os costumes eclesiásticos, para que chegue ao conhecimento de todo o Povo de Deus, como sinal de unidade e confirmação de nossa paterna solicitude.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no 1º dia do mês de fevereiro do Ano Jubilar da Esperança de 2025, primeiro do nosso Pontificado.
+ SIXTUS, PP.
Pontifex Maximus
Eu o subscrevi,
+ Enrico J. D'Médici Card. Montini
Prefeito do Dicastério para os Bispos