CARTA ABERTA DE RENÚNCIA

  


DOM PHILIPE CARDEAL MATHAUS
ARCEBISPO METROPOLITANO DE APARECIDA,
POR MERCÊ DE DEUS.

Santíssimo Padre e ao amado Povo de Deus da Arquidiocese de Aparecida,

Com profundo respeito e obediência à Santa Igreja e com o coração sereno e entregue à vontade do Senhor, dirijo-me a Vossa Santidade para apresentar minha renúncia ao ofício de Arcebispo Metropolitano de Aparecida e Primaz do Brasil. Esta decisão nasce da oração e do discernimento, na certeza de que minha missão à frente desta Igreja particular chegou ao seu fim.

Desde o primeiro dia em que aqui cheguei, procurei servir com amor e fidelidade, buscando sempre reconhecer, nos rostos dos pobres e sofredores, a presença do próprio Emanuel. 

Hoje, repito as palavras do salmista:
“Senhor, meu coração não é orgulhoso, meus olhos não são altivos; não busco coisas grandiosas nem maravilhas acima de mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como criança desmamada no colo da mãe, assim está minha alma dentro de mim” (Sl 131,1-2).

Nesta hora, confio esta Arquidiocese que tanto amo às mãos de Dom Luca Marini, certo de que ele conduzirá este rebanho com sabedoria, humildade e amor pastoral. Que o Espírito Santo o fortaleça nesta missão e que a Mãe Aparecida o cubra sempre com seu manto de ternura e proteção.

Agradeço a cada irmão e irmã que caminhou comigo nesta jornada: aos bispos auxiliares, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, e a todo o povo fiel, cuja fé e dedicação foram testemunho vivo da presença de Deus. De modo especial, agradeço à querida Grota, que com sua simplicidade, acolhida e testemunho de vida cristã, me ensinou tanto sobre a presença viva de Deus entre os mais pequenos.

Embora renuncie ao governo pastoral, permaneço unido à Igreja no silêncio da oração, sempre disponível para servir conforme a vontade de Deus e coloco-me inteiramente à disposição para apoiar no que for necessário durante o período de transição, a fim de que esta passagem ocorra com harmonia e continuidade na missão evangelizadora. 

Que o Senhor continue conduzindo esta Arquidiocese em paz e comunhão, para que, em tudo, seja Ele glorificado.

Aparecida, 06 de março de 2025, Ano Santo e Jubilar da Esperança. 

+ Philipe Cardeal Mathaus

Postagem Anterior Próxima Postagem