Aos caríssimos irmãos no cardinalato, excelentíssimos epíscopos, reverendíssimos presbíteros e diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, e a todo o povo santo de Deus nesta amada Arquidiocese, graça e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo!
“Reconheceram-no ao partir do pão.” (cf. Lc 24,35)
Os discípulos de Emaús caminhavam desolados, tendo perdido de vista a esperança que outrora depositaram em Jesus de Nazaré. Suas expectativas humanas foram frustradas, pois ainda não compreendiam o mistério da Redenção. Assim também, muitas vezes, nos encontramos perdidos, até mesmo dentro da Igreja, por não reconhecermos a presença do Ressuscitado em nosso meio — sobretudo na Eucaristia, memorial vivo do seu amor por nós.
Como aqueles dois discípulos no caminho, também nós precisamos da presença do Mestre que se aproxima, explica as Escrituras e inflama os corações. Só assim, à luz da Palavra, seremos capazes de reconhecê-lo plenamente na Fração do Pão. Um coração que não arde ao escutar a Palavra corre o risco de tornar-se indiferente também diante do Sacramento. A Eucaristia corre então o risco de se reduzir a um rito frio, a uma formalidade vazia, ou pior, a um espetáculo humano que se distancia do mistério que celebra.
Por isso, irmãos e irmãs, movido pelo zelo pastoral e atento aos sinais dos tempos, ouvindo os clamores do Povo de Deus desta Arquidiocese, bem como atendendo o pedido de Sua Santidade Bonifácio III, anuncio com alegria e convoco solenemente o Congresso Eucarístico Arquidiocesano, a realizar-se entre os dias 03 e 09 de agosto, no território da Arquidiocese de Aparecida, centro espiritual do povo brasileiro e lugar por excelência da piedade eucarística e mariana, e que tem como tema: "Maria, Mãe da esperança, ensinai-nos a amar Seu Filho na Eucaristia", e como lema, para nos ajudar a meditar: 'Assim como Maria esteve de pé diante da Cruz, sejamos sacrários vivos do amor de Cristo no mundo.'
Este Congresso deseja ser um momento de profunda renovação espiritual para todo o nosso povo. Desejamos colocar a Eucaristia no centro da vida cristã, redescobrindo sua beleza, profundidade e centralidade para a missão da Igreja. Convidamos todo o clero, os consagrados e consagradas, os movimentos e pastorais, os fiéis leigos e leigas, as famílias e os jovens a se unirem a nós neste caminho de fé e adoração.
Colocamos, desde já, este Congresso sob a proteção maternal da Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, Mãe da Igreja e modelo de acolhimento da Palavra. A ela consagramos esta iniciativa, pedindo que interceda por nós junto a seu Filho Jesus, o Pão vivo descido do Céu. Invocamos também a intercessão de São Pio X, fervoroso defensor da Sagrada Eucaristia, e de São Paulo Apóstolo, anunciador incansável do mistério pascal.
Que este Congresso Eucarístico Arquidiocesano, celebrado dentro do espírito jubiloso que envolve nossa Arquidiocese neste tempo de graça, seja ocasião de unidade, fé ardente e conversão sincera, conduzindo-nos a um amor mais profundo por Jesus na Eucaristia e a um maior compromisso com sua Igreja.
Dado e passado na Cúria Arquidiocesana de Aparecida, aos 28 dias do mês de Julho do ano da graça de dois mil e vinte e cinco.