NOMEAÇÕES PARA AS PASTORAIS DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA
Em espírito de serviço à Igreja e em atenção às necessidades pastorais da Arquidiocese Primaz de Aparecida, e de acordo com os princípios estabelecidos pelo Código de Direito Canônico e as orientações pastorais da Igreja, eu, Mário Scherer, Arcebispo Primaz de Aparecida, venho por meio deste decreto anunciar as seguintes nomeações, confiando à graça de Deus e ao discernimento dos nomeados a missão que lhes é atribuída.
1. Dom Luca Marini como Presidente da Pastoral para a Liturgia. Inspirado pela exortação do Salmo: "Adorai ao Senhor no esplendor de Sua santidade" (Sl 96,9), e reconhecendo o zelo litúrgico de Dom Luca Marini, confio-lhe a Presidência da Pastoral para a Liturgia, para que cuide da celebração digna dos mistérios divinos em toda a Arquidiocese, promovendo a formação litúrgica do clero e dos leigos.
2. Dom Phillipe Mataus como Presidente da Pastoral para o Clero. À luz da missão confiada por Cristo: "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21,17), nomeio Dom Phillipe Mataus como Presidente da Pastoral para o Clero, encarregado de promover o cuidado espiritual, humano e pastoral dos presbíteros e diáconos, fortalecendo a unidade no presbitério arquidiocesano.
3. Dom Matteo Montini como Presidente da Pastoral para a Justiça e Deão do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano. Inspirando-me na exortação do profeta Amós: "Que o direito corra como a água, e a justiça como um rio perene" (Am 5,24), designo Dom Matteo Montini como Presidente da Pastoral para a Justiça e Deão do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano, confiando-lhe a missão de promover a justiça à luz da verdade e da caridade evangélica, zelando pela aplicação do Direito Canônico.
4. Dom Bento Vettel como Presidente da Pastoral para as Vocações, Institutos e Ordens de Vida Consagrada. Reconhecendo a beleza do chamado divino: "Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe" (Mt 9,38), nomeio Dom Bento Vettel como Presidente da Pastoral para as Vocações, Institutos e Ordens de Vida Consagrada, para que anime o discernimento vocacional e promova a vida consagrada em nossa Arquidiocese.
5. Cônego Heitor Lorscheider como Presidente da Pastoral para os Coroinhas e Acólitos e Mestre de Cerimônias do Arcebispo. Conforme a exortação do Apóstolo: "Apresentai vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus" (Rm 12,1), confio ao Cônego Heitor Lorscheider a Presidência da Pastoral para os Coroinhas e Acólitos, além da função de Mestre de Cerimônias do Arcebispo, para que sua orientação forme jovens no serviço ao altar e contribua para a beleza da liturgia.
Que o Espírito Santo, o verdadeiro guia da Igreja, ilumine os caminhos de cada nomeado, e que sob a intercessão da Virgem de Aparecida, cada serviço pastoral seja realizado com amor, dedicação e fidelidade à missão confiada pelo Senhor.
Aparecida, 28 de dezembro de 2024
† Mário Scherer
Arcebispo Primaz de Aparecida