Carta Pastoral: Reflexão sobre o Carnaval e a Chegada da Quaresma

 

Dom Philipe Cardeal Mathaus

Cardeal Arcebispo de Aparecida, Primaz do Brasil

Carta Pastoral: Reflexão sobre o Carnaval e a Chegada da Quaresmal


Aos queridos filhos e filhas da Igreja, graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo.


Nos dias que antecedem a Quaresma, nossa nação se veste de cores e alegria para celebrar o Carnaval. Esta festa, que faz parte da cultura e da identidade do nosso povo, é uma expressão do dom da criatividade, da música e da comunhão entre as pessoas. Como bem dizia Dom Helder Câmara: “O cristão não tem ódio à festa. Pelo contrário, sabe festejar. Mas não aceita a falsa alegria, que não deixa rastro de felicidade.”


O verdadeiro espírito do Carnaval não está na fuga da realidade nem nos excessos que podem ferir nossa dignidade e a dos irmãos, mas sim na legítima expressão da alegria, no encontro fraterno e na celebração da vida. Como nos ensina São Paulo: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”(1Cor 6,12). Essas palavras nos convidam a viver cada momento com liberdade e responsabilidade, para que nossa alegria seja plena e não passageira.


Logo após a festa, a Igreja nos convida à Quaresma, tempo de recolhimento, conversão e preparação para a Páscoa. O mesmo coração que se alegrou no Carnaval é chamado agora à reflexão, à oração e à caridade. Assim, compreendemos que há tempo para cada coisa (cf. Ecl 3,1) e que a verdadeira festa se realiza quando nossa vida está alinhada com o Evangelho.


Que saibamos celebrar com sabedoria, respeitando o próximo e a nossa própria dignidade. Que a alegria do Carnaval nos leve a um coração mais fraterno e solidário, pronto para a jornada quaresmal que se inicia.


Desejo a todos um feliz e santo Carnaval! Que seja um tempo de verdadeira alegria, vivido com amor e responsabilidade.


E ao final desta festa, que possamos iniciar a Quaresma com o coração aberto à graça de Deus. Que o Senhor nos conceda força para vivermos esses 40 dias com fé, esperança e caridade, preparando-nos para a grande celebração da Páscoa.


Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil, nos acompanhe neste tempo de festa e conversão, intercedendo por nós para que sejamos fiéis ao Evangelho em todos os momentos de nossa caminhada.


Aparecida, 03 de março de 2025, Ano Santo e Jubilar da Esperança. 

+ Philipe Cardeal Mathaus

Cardeal Arcebispo de Aparecida, Primaz do Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem