
Nomeações Arquidiocesanas 006/25
DOM LUCA MARINI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE APARECIDA
E PRIMAZ DO BRASIL
Com grande alegria e espírito de serviço, anuncio as nomeações para o bom andamento da missão pastoral e administrativa da Arquidiocese de Aparecida.
NOMEAMOS:
1. Administração Arquidiocesana
1.1 - Vigário Geral da Arquidiocese
Dom Dominik Lacroix - Responsável por auxiliar o Arcebispo na administração da Arquidiocese, substituindo-o em sua ausência e garantindo a execução das diretrizes pastorais e administrativas. Coordena o grupo de sacerdotes consultores que auxiliam o Arcebispo em decisões pastorais e administrativas.
1.2 - Pró-Vigário Geral da Arquidiocese
Dom Thallys Montini - Assume as funções administrativas e pastorais que seriam do Vigário Geral, caso este não possa exercer suas atividades por motivos como ausência, doença ou outras situações. O Pró-Vigário Geral auxilia na coordenação da vida diocesana, garantindo a continuidade das operações e responsabilidades eclesiásticas durante a ausência do titular.
1.3 - Chanceler da Cúria Arquidiocesana
Cônego Miguel Santos - Responsável pelo registro e autenticação dos documentos oficiais da Cúria, assegurando a conformidade dos atos administrativos da Arquidiocese.
1.4 - Secretário da Cúria Arquidiocesana
Cônego Miguel Santos -Responsável pelo auxílio direto ao Arcebispo, organizando sua agenda, além de prestar suporte em suas funções pastorais, administrativas e comunicação interna da Cúria Arquidiocesana.
1.5 - Reitor do Santuário Nacional de Aparecida
Padre Cássio Roberto - Responsável pela gestão e organização do Santuário, coordenando suas atividades pastorais, litúrgicas e administrativas.
1.6 - Reitor da Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida
Cônego Miguel Santos - Responsável pela gestão e organização da Basílica velha, coordenando suas atividades pastorais, litúrgicas e administrativas.
1.7 - Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
Padre Bieltizando - Responsável pela gestão e organização do Santuário de São Frei Galvão, coordenando suas atividades pastorais, litúrgicas e administrativas.
1.8 - Pároco da Igreja de São Sebastião
Padre Jack Lima - Responsável pela gestão e organização da Igreja de São Sebastião, coordenando suas atividades pastorais, litúrgicas e administrativas.
1.9 - Pároco da Paróquia de São Padre Pio de Pietrelcina
Padre Paulo Montini Scherer - Responsável pela gestão e organização da Igreja de São Sebastião, coordenando suas atividades pastorais, litúrgicas e administrativas.
2. Pastorais e Conselhos
2.1 - Conselho Presbiteral Arquidiocesano
Dom Dominik Lacroix, Dom Thallys Montini, Dom Karim Steves e Cônego Miguel Santos, - Auxiliar o arcebispo nas decisões e orientações relacionadas à vida e à missão da Igreja local.
2.2 - Coordenador da Editora “DEUS CONOSCO” e Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia
Dom Dominik Lacroix - Supervisiona as celebrações litúrgicas na Arquidiocese, garantindo sua organização e conformidade com as diretrizes litúrgicas. Responsável pela orientação editorial e pastoral da editora arquidiocesana, garantindo a produção de materiais de formação e evangelização.
2.3 - Vice-Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, Mestre de Cerimônias do Arcebispo e Vice-Coordenador da Editora “DEUS CONOSCO”
Padre Paulo Montini Scherer - Responsável por auxiliar na supervisão das celebrações litúrgicas na Arquidiocese, garantindo sua organização e conformidade com as diretrizes litúrgicas, além de auxiliar na editora “DEUS CONOSCO”.
2.4 - Coordenador do Setor de Eventos da Arquidiocese
Cônego Miguel Santos - Organiza e supervisiona eventos arquidiocesanos, garantindo sua conformidade com os princípios pastorais e litúrgicos.
2.5 - Coordenador da Pastoral para o Clero
Dom Karim Steves - Responsável pelo acompanhamento dos sacerdotes da Arquidiocese, promovendo sua formação, bem-estar e apoio pastoral.
2.6 - Coordenadores da Pastoral para os Leigos
Padre Cássio Roberto, Padre Jack Lima e Diác. Helder Câmara - Coordenam as atividades pastorais voltadas à formação e engajamento dos fiéis leigos na missão da Igreja.
2.7 - Coordenadores da Pastoral da Comunicação (PASCOM)
Padre Cássio Roberto e Padre Pietro Grassi - Responsáveis pela comunicação arquidiocesana.
2.8 - Coordenador dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCEs)
Padre Bieltizando - Responsável pela formação e organização dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
2.9 -Coordenador do Coral Arquidiocesano e do Apostolado da Oração (RMOP)
Diác. Helder Câmara - Responsável pela coordenação do Coral Arquidiocesano, promovendo a evangelização por meio da música. Como diretor arquidiocesano do Apostolado da Oração,
3. Vigários Episcopais
3.1 - Para a Região Episcopal de Aparecida, é nomeado o Epíscopo Dominik Lacroix.
3.2 - Para a Região Episcopal de Guaratinguetá, é nomeado o Epíscopo Thallys Montini.
4. Seminário Arquidiocesano de Aparecida
4.1 - Reitor do Seminário Arquidiocesano de Aparecida
Cônego Miguel Santos - Responsável pela gestão e organização do Seminário, coordenando suas atividades formativas e administrativas.
4.2 - Corpo Docente do Seminário Arquidiocesano de Aparecida
Dom Karim Steves
Dom Thallys Montini
Cônego Miguel Santos
Padre Paulo Montini Scherer
Padre Cássio Roberto
Padre Pietro Grassi
Padre Bieltizando
4.3 - Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Vocacional (SAV/PV)
Padre Jack Lima - Responsável pela elaboração e supervisão das atividades voltadas à animação vocacional em Aparecida.
Importante:
Se algum clérigo não foi citado, deverá recorrer urgentemente ao gabinete da arquidiocese.
Aparecida, 30 de abril de 2025, Ano Santo e Jubilar da Esperança.
