Dom Philipe Cardeal Mathaus
Arcebispo Metropolitano de Aparecida e Primaz do Brasil
COMUNICADO OFICIAL
A Arquidiocese de Aparecida, por meio de seu Arcebispo Metropolitano, vem a público manifestar sua reprovação em relação às atitudes e declarações recentes de Dom Gonçalo, que envolveram não apenas o Monsenhor Jack Lima, sacerdote da Arquidiocese do Rio de Janeiro, mas também o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Leopoldo.
Tais manifestações não condizem com os princípios de caridade, respeito e fraternidade que devem reger a vida eclesial e são motivo de grande preocupação. Reforçamos que a Igreja Católica é uma comunidade que acolhe, orienta e, quando necessário, corrige fraternalmente seus membros, sempre com o objetivo de promover a paz, a reconciliação e o bem comum.
Assim, solicitamos que Dom Gonçalo faça uma retratação pública em relação aos atos mencionados, com a humildade e responsabilidade próprias de um pastor da Igreja.
Ao mesmo tempo, em nome da Arquidiocese de Aparecida, expressamos nossas sinceras desculpas ao Arcebispo Dom Leopoldo e a toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro pelos transtornos causados.
Que nossas arquidioceses possam caminhar sempre como Irmãs na fé, unidas na missão de evangelizar e testemunhar o amor de Cristo ao mundo.
O meu afastamento inicialmente previsto até a quarta-feira, dia 26, não será mais necessário. A Arquidiocese precisa de seu pastor neste momento, e minha volta às funções será antecipada, dedicarei minha agenda para tratar de assuntos internos da Arquidiocese, assegurando que nossa comunidade continue a cumprir sua missão com unidade e zelo pastoral.
Pedimos a todos que rezem por nossa Igreja, para que, guiados pelo Espírito Santo, possamos sempre seguir o caminho da paz, da verdade e da reconciliação.
Aparecida, 21 de fevereiro de 2025, Ano Santo e Jubilar da Esperança.