DOM GONÇALO MENDES
Bispo-Auxiliar de Aparecida
Bispo Titular de Aquae-Flaviae
CARTA DE RETRATAÇÃO
Ao Eminentíssimo Cardeal Leopoldo Scherer
E ao Reverendo Monsenhor Jack Lima Soares
Eu, Dom Gonçalo, venho humildemente a público para pedir desculpas à Arquidiocese de Aparecida, à Arquidiocese do Rio de Janeiro, na pessoa do Arcebispo Dom Leopoldo, e ao Monsenhor Jack Lima, por minhas atitudes e declarações recentes.
Apenas tentava fazer o Monsenhor Jack a crescer na fé e maturidade porém não percebia que estava a ser da forma errada e que Jack estava se sentindo mal com isso!
Reconheço que meus atos não condizem com os princípios de caridade, respeito e fraternidade que são fundamentais para a vida eclesial. Estou profundamente arrependido por ter causado qualquer dor ou desconforto a nossos irmãos na fé, especialmente a aqueles que têm me acompanhado e confiado em meu ministério.
Peço sinceramente perdão pela minha imprudência e pela falta de sensatez nas palavras e ações que envolvem essas queridas arquidioceses. A Igreja deve ser sempre um lugar de acolhimento, perdão e reconciliação, e lamento profundamente por não ter agido conforme os valores do Evangelho.
Aceito, com arrependimento, qualquer punição que me seja dada, seja ela suspensão ou excomunhão, sabendo com humildade que a mereço.
Espero e rezo para que
possamos, todos juntos, buscar a paz e restaurar a unidade que é essencial à
nossa missão evangelizadora. Que a misericórdia de Deus nos conduza, e que
possamos, com humildade e fraternidade, superar este episódio e seguir em
frente como irmãos no Senhor.
+ D.Gonçalo Mendes, IBP